LIVROS

O MONASTÉRIO

MEMÓRIAS DE UM CAVALEIRO TEMPLÁRIO

“O Monastério – Memórias de um Cavaleiro Templário” é, resumidamente, a trajetória de vida de um templário, a partir dos seus 9 anos quando é entregue a Igreja Católica Romana, até o final de sua vida, em Tomar, Portugal. Oderec, o protagonista e narrador do nosso romance, é um jovem revoltado e amargurado por ter sido separado de sua família pelo pai; mas sincero e puro nos seus sentimentos, tem a companhia e conselhos de um espírito guardião, além da amizade e aprendizados junto a seu tutor e mestre no Monastério San Pablo, lugar a que está irremediavelmente ligado.

O amor e relações de vidas regressas se fazem presentes, tornando Santiago, o cavalariço do monastério, e sua filha Martina, a verdadeira família de Oderec. Obstinado e determinado na busca do saber, aos 16 anos é selecionado para se juntar à Ordem do Templo em Portugal na luta contra os invasores mouros na Península Ibérica, tornando-se um monge guerreiro e, posteriormente, sendo chamado a participar das Cruzadas no Reino de Jerusalém.

Ao navegar nas memórias de Oderec, o leitor conhece o percurso de quase duzentos anos da Ordem do Templo, desde sua fundação em 1119 até sua suspensão em 1312 pelo papa Clemente V, parte da história da Europa medieval  e da Igreja Católica Romana, e se depara com fatos, debates e reflexões relacionados a vidas sucessivas, reencarnação, céu e inferno, as leis universais, razão e fé, numa demonstração  que o intercâmbio entre o mundo físico e o mundo dos espíritos sempre foi uma constante  na história da humanidade.

Embora seja uma obra de ficção, a narrativa é contextualizada dentro dos fatos históricos, com o diferencial de revelar o lado mais humano, espiritual e conflituoso dos templários, a dualidade intrínseca de suas funções – o monge e o guerreiro, suas relações com os Papas e monarcas cristãos, os dilemas nas

guerras, as cruzadas, o lado místico e lendário; e desta forma ressignificando a figura dos templários, nem heróis nem vilões, simplesmente homens que  defendiam sua fé e amor ao Cristo Ressuscitado.

É um livro dirigido para pessoas espiritualistas, cristãos, ou simplesmente apreciadores de romances históricos, questionadores, que nos apresentam visões e percepções diferenciadas sobre os fatos e sobre a vida.

Através das histórias vividas pelos personagens – seus sentimentos, emoções, dúvidas, crenças e conflitos – o leitor é induzido a refletir sobre a vida e morte, a nossa própria impermanência, perdas e a temporalidade de tudo, guerra e paz, a diversidade de crenças, sua própria relação com a Igreja – independente de qual seja, com o Divino, com a mensagem e ensinamentos de Jesus Cristo.

De uma forma intrigante e sensível, combinando história, ficção e espiritualidade, a autora nos revela a saga dos Cavaleiros Templários, escorada numa pesquisa pessoal de dois anos, onde buscou estudos e opiniões de historiadores e estudiosos fidedignos, mas também seguidores de correntes, nacionalidades e escolas diversificadas, buscando perspectivas diferenciadas.

A INSPIRAÇÃO

PARA O LIVRO

Mara é médium espiritualista ativa e foi induzida a pesquisar e estudar a Ordem do Templo a partir de uma experiência metafísica numa visita a um monastério em Tarragona, na Espanha, em 2017.

A inspiração para escrever veio através de um sonho, logo após retornar ao Brasil desta viagem. Foram dois anos de pesquisas e estudos sobre a Ordem, com a escrita acontecendo em paralelo. Acredita que somente a reflexão, o autoconhecimento e o entendimento sobre a verdadeira vida podem nos levar a reforma íntima, ao crescimento e maturidade espiritual, fazendo com que tenhamos um melhor e maior aproveitamento da presente experiência física!